
- Este evento já passou.
Palestra na Saraiva: Números: como lidamos e somos enganados por eles
28 de junho de 2017:19:30 - 21:00
Saber fazer contas, e outras operações matematicamente complexas, não é exclusividade dos seres humanos. A diferença é que nós, às vezes, entendemos o que estamos fazendo. Embora tenhamos evoluído usando os dedos para contar e nos acostumamos com números, nossa intuição para probabilidades e números muito grandes (ou muito pequenos) costuma falhar. Números associados a eventos cosmológicos, tempo geológico, moléculas em um gás, etc, estão muito além da nossa compreensão. Nesta palestra vamos ilustrar várias destas situações e discutir seus perigos e consequências.
JEFERSON ARENZON – possui graduação (1989), mestrado (1991) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), onde atualmente é professor, pós-doutorado pela Università di Napoli (1996) e estágio sênior na Université Pierre et Marie Curie em Paris (2012). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Mecânica Estatística, atuando principalmente em sistemas fora do equilíbrio e com dinâmica lenta (crescimento de domínios, vidros de spin e estruturais, sistemas granulares), mas também em teoria de jogos e sistemas carregados. É também produtor/apresentador do podcast de divulgação científica “Fronteiras da Ciência”; (http://frontdaciencia.ufrgs.br), retransmitido por várias rádios nacionais e internacionais.
28 de junho de 2017 (quarta-feira) – 19h30min.
Como ingresso, solicitamos a doação de 1 kg de alimento não perecível, material escolar brinquedos, ou roupas que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.
Obs.: emissão de certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS.