Palestra na Saraiva: Nanomateriais para as tecnologias da informação e da energia (Paulo Fichtner)

26 de setembro:19:30 - 21:00

CONVERSAS AO PÉ DO FÍSICO – 2018

Saraiva – Praia de Belas Shopping

Avenida Praia de Belas, 1181 – Porto Alegre

NANOMATERIAIS PARA A TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA ENERGIA

As demandas atuais de geração, armazenamento e distribuição de energia e de informação tem se sido supridas com o desenvolvimento de materiais e dispositivos com estrutura conformada em escala nanoscópica. Nesta palestra serão apresentados e discutidos os potenciais impactos da pesquisa em nanotecnologia de materiais para reatores nucleares, satélites, processadores numéricos e dispositivos fotovoltaicos atualmente em desenvolvimento na UFRGS.

PAULO FICHTNER – possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela UFRGS. Realizou estágio de pós-doutorado como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt no Centro de Pesquisa Juelich, Alemanha (1988-1990). Atualmente é professor titular do Dep. de Metalurgia, Escola de Engenharia, UFRGS. Atua como professor/orientador permanente nos programas de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (UFRGS) e Pós-Graduação em Física (UFRGS). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Superfícies e Interfaces; Películas e Filamentos, bem como interação de radiação com a matéria. Desenvolve pesquisa principalmente na área de modificação, síntese e caracterização de materiais para as tecnologias da informação e da energia.

26 de setembro de 2018 (quarta-feira) – 19h30min.

Como ingresso, solicitamos a doação de 1 kg de alimento não perecível, material escolar brinquedos, ou roupas que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

Obs.: emissão de certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS.

Livraria Saraiva (Avenida Praia de Belas, 1181, 2º piso)