Palestra na Saraiva: A matéria física que nos constitui (Gustavo Silveira)

30 de Maio:19:30 - 21:00

CONVERSAS AO PÉ DO FÍSICO – 2018

Saraiva – Praia de Belas Shopping

Avenida Praia de Belas, 1181 – Porto Alegre

A MATÉRIA FÍSICA QUE NOS CONSTITUI

Desde os pensadores gregos, o ser humano tenta desvendar os componentes básicos que formam a matéria ao nosso redor. Esse mistério perdurou até os últimos anos do século XIX, onde descobertas científicas começaram a trazer respostas para este enigma. Desde pequenos experimentos até grande aceleradores foram concebidos para procurar as respostas aos anseios do ser humano. Como resultado desta aventura, Thomson, Rutherford, Pauli, Higgs, Gell-Mann e vários outros cientistas buscaram construir os alicerces para o entendimento sobre a matéria e suas interações. Nesta palestra vamos revisar os avanços científicos e tecnológicos que levaram o ser humano a construir seu entendimento acerca da matéria, discutiremos as descobertas atuais da Física e analisaremos os enigmas contemporâneos a serem respondidos no futuro.

GUSTAVO GIL DA SILVEIRA – Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador. Pós-Doutor na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, entre 2012 e 2014 e na Universidade Federal de Pelotas até 2015. Membro da Colaboração CMS do CERN-LHC desde 2012, na qual tem participado das tomadas de dados, manutenção do detector e das análises de dados. É Professor do Instituto de Física da UFRGS desde 2017, onde desenvolve a pesquisa nas áreas de Física de Altas Energias, tanto na linha experimental quanto fenomenológica. Dos seus trabalhos mais relevantes, destacam-se as previsões para o espalhamento de luz por luz no LHC e as evidências experimentais do CMS para a observação inédita da produção eletromagnética de bósons vetoriais.

30 de maio de 2018 (quarta-feira) – 19h30min.

Como ingresso, solicitamos a doação de 1 kg de alimento não perecível, material escolar brinquedos, ou roupas que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

Obs.: emissão de certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS.

30 de Maio

Livraria Saraiva (Avenida Praia de Belas, 1181, 2º piso)