Palestra CREF: “O Ensino de Física por meio da resolução de problemas abertos”

30 de novembro de 2017:14:00 - 15:30

O Centro de Referência em Ensino de Física (CREF) da UFRGS convida para:

Palestra: “O Ensino de Física por meio da resolução de problemas abertos”
Palestrante: Prof. Dr. Charles da Rocha Silva (IFPA)
Data: 30 de novembro de 2017, às 14h.
Local: Anfiteatro Antonio Cabral.

Não é necessário inscrição prévia.

Resumo: Nesta palestra será apresentada uma experiência didática que vem sendo desenvolvida no IFPA – Belém, na qual é utilizada a educação pela pesquisa no ensino de Física. Para realizar este trabalho, foram usados alguns problemas da IYPT-International Young Physics Tournment, escolhidos de forma a abranger o máximo de conceitos físicos por toda a classe. A escolha dos problemas é um fator decisivo para o bom andamento das atividades, pois é necessário que estes possam ser realizados na escola do aluno e principalmente que os experimentos envolvidos na atividade não dependam de equipamentos que a instituição não disponha. Apresentaremos a metodologia implementada no ano de 2015 e 2016 no IFPA Belém com 2 turmas do ensino integrado. As turmas envolvidas possuem cerca de trinta alunos, e foram divididas em grupos de cinco, sendo para cada grupo repassado um problema da IYPT.

30 de novembro de 2017

Anfiteatro Antonio Cabral, prédio O, Instituto de Física/UFRGS