Colóquio: Os Pequenos Corpos do Sistema Solar: seu estudo e sua relevância

Observatório Nacional

Dia 25 de Setembro de 2018

Anfiteatro Antônio Cabral

Os pequenos corpos do Sistema Solar, mais do que os planetas, guardam registro
dos estágios primordiais do nosso sistema planetário assim como de sua evolução. Através do estudo de suas propriedades físicas, tanto individuais quanto coletivas,é possível alcançar um melhor entendimento dos diversos processos físicos-químicos-dinâmicos responsáveis pela estrutura do Sistema Solar como o conhecemos atualmente. Essas propriedades, tais como composição superficial, rotação, forma, estrutura interna entre outras, são obtidas de observações realizadas em observatórios na Terra ou por sondas espaciais, utilizando diversas técnicas em diferentes regiões do espectro eletromagnético. Neste colóquio vamos apresentar um panorama dos resultados mais recentes nesta área e as pesquisas realizadas pelo grupo de Ciências Planetárias do Observatório Nacional, em particular, a implantação do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica(OASI) e o projeto IMPACTON dedicado ao estudo de objetos em órbita próxima da Terra.

25 de setembro de 2018

Instituto de Física