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Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras (turma 4)
27 de janeiro de 2020:09:00 - 31 de janeiro de 2020:13:30
Objetivo Geral: Oportunizar a melhoria do fazer pedagógico do docente em sala de aula a partir da reflexão e (re)construção de práticas pedagógicas inovadoras
Objetivos Específicos:
– Oportunizar um repensar sobre a própria prática docente.
– Proporcionar a socialização e qualificação de práticas pedagógicas inovadoras.
– Estimular a (re)construção constante da prática em sala de aula, construindo modelos pedagógicos embasados em metodologias ativas de aprendizagem, no uso de tecnologias e na busca pela formação de pessoas criativas e inovadoras, que saibam trabalhar de forma colaborativa e cooperativa.
– Estimular a colaboração do fazer pedagógico entre os docentes.
– Construir uma prática pedagógica inovadora para ser aplicada em sala de aula em 2019.
Conteúdo Programático:
Data | Atividade |
Atividade Prévia EAD (1 horas): Apresentação de práticas pedagógicas que tiveram impactos positivo e negativo. | |
27/01 |
Repensando o Fazer Pedagógico – Atividades individuais e em grupo |
Atividade EAD (1 hora): Atividade online de reflexão sobre a prática pedagógica | |
28/01 |
Reconstruindo uma Prática Pedagógica– Atividades em grupo com base no Design Thinking |
Atividade EAD (1 hora): Avaliação das práticas pedagógicas enviadas na atividade prévia | |
29/01 |
Compartilhando práticas pedagógicas – Rodadas de Práticas Pedagógicas com momentos de feedbacks e aprimoramentos |
Atividade EAD (2 horas): Reconstrução da sua prática pedagógica | |
30/01 | Compartilhando práticas pedagógicas – Rodadas de Práticas Pedagógicas com momentos de feedbacks e aprimoramentos |
31/01 |
Experimentando as práticas pedagógicas reconstruídas |
Atividade EAD (sem carga horária): Aplicar uma prática reconstruída em sala de aula em 2019. |
Datas: janeiro de 2020: 27, 28, 29, 30 e 31
Horário: 9h às 13h
Carga Horária: 25 horas, sendo 20h presenciais e 5h a distância.
Competências Desenvolvidas:
Competência de Ensino “Inovação”: Fomentar a cultura da inovação, do empreendedorismo e da inserção social nas atividades de ensino.
Competência de Ensino “Planejamento didático-pedagógico”: Elaborar o plano de ensino de forma clara e objetiva, atendendo às Normas Básicas da Graduação (Resolução 11/2013 do CEPE-UFRGS), e conduzir as atividades de forma a cumpri-lo, realizando adaptações
Público-Alvo: Prioritariamente servidores docentes da UFRGS que tenham interesse em qualificar suas práticas em disciplinas de graduação e pós-graduação, melhorando seu fazer pedagógico em sala de aula. Podem inscrever-se, também, técnicos administrativos que estão envolvidos com atividades de apoio aos alunos.
Ministrantes:
Ana Beatriz Michels: Coordenadora Pedagógica do Programa de Empreendedorismo da SEDETEC/UFRGS, atuando em atividades de extensão e pesquisa. Integrante do Núcleo de Empreendedorismo Inovador da UFRGS, atuando nas disciplinas transversais de empreendedorismo e inovação. Integrante do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica, vinculado à Engenharia de Produção. Mestre em Educação pela UFRGS, com experiência nas áreas de educação empreendedora, inovação pedagógica, EaD, tecnologias digitais na educação.
Angela de Moura F. Danilevicz: Doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS. Pós-Doutorado na Bren School of Environmental Management and Science, da Universidade da Califórnia Santa Bárbara (EUA). Professora do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes (DEPROT) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS. Professora integrante do Núcleo de Empreendedorismo Inovador da UFRGS, ministrando disciplinas transversais de empreendedorismo e inovação
Local: Campus Centro – sala a definir
Nº de vagas: 25 vagas
Inscrições: até o dia 20/01/2020 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).
Resultado da seleção: estará disponível no dia 21/01/2020 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.
Observações:
– Para técnicos pode ser utilizado como progressão. Para docentes em estágio probatório é válido como módulo II do PAAP.
– Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor. Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.
– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.
– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.
– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.