
- Este evento já passou.
Exposição: Transitoriedades
24 de outubro de 2018 - 5 de dezembro de 2018
Transitório
1. Que tem pequena duração ou permanência; temporário, transeunte, transitivo.
2. Que pode morrer.
3. Que permanece apenas, por determinado período, em caráter provisional, até atingir a condição de definitivo:
[Dicionário Michaelis]
Em Transitoriedades, o Espaço Ciência e Cultura Professora Alba Theumann, em parceria com a Incubadora de Projetos Artísticos, propõe uma exposição na qual o próprio espaço torna-se objeto de reflexão. Um lugar de transitoriedades, de passagem, onde muitos transitam e a permanência daqueles que ficam é breve. Para alguns o tempo de uma aula, de um semestre para outros de uma graduação, de uma carreira de trabalho ou de um simples encontro. Aqui, diversos tempos se encontram, entrecruzam e o nosso próprio tempo está em questão.
Em um local de uma estrutura sólida e feita para ser perene, várias transitoriedades se encontram. Nele, vê-se permeada entre as diversas obras expostas, parcelas deste estado, um estado de ser, de existir comum a tudo e a todos. Onde são apresentados desde elementos da fantasia, sonhos e ficção – comuns em grande parte da cultura pop e presente de forma mais vívida durante a infância e juventude – a formas de ver até as coisas mais simples de nosso cotidiano. Elementos estes que demonstram o nosso constante movimento e mudança.
Em todas as formas está presente, mesmo que indiretamente situações comuns à existência humana que denotam a nossa temporalidade, transitoriedade e nossa inegável finitude.
O espaço CIÊNCIA E CULTURA ALBA THEUMANN do Instituto de Física foi inaugurado no ano de 2015. Surgiu como mais uma alternativa do Instituto de Física e do Campus do Vale da existência de um local para atividades de divulgação científica e cultural. Nestes 3 anos de existência foram organizadas diversas atividades de cunho artístico e cultural tais como exposições de fotografia e de divulgação científica. Devido a sua proximidade com o Anfiteatro Antonio Cabral do Instituto de Física em eventos científicos o espaço é utilizado para exibição de cartazes. O Espaço Ciência e Cultura Alba Theumann localiza-se no prédio 431135 (altos da Biblioteca do Instituto de Física).
A Incubadora de Projetos Artísticos favorece diversas ações voltadas para o desenvolvimento de um perfil mais propositivo no campo das artes visuais e visa suprir uma carência na formação do artista no que se refere a sua capacitação profissional. Há nos artistas plásticos uma dificuldade de perceber as habilidades desenvolvidas pela própria atividade de produzir e refletir artisticamente e ir além da criação de trabalhos artísticos. Os artistas em formação reúnem muitas qualidades que os colocam numa posição de destaque em termos de imaginação e inventividade. O projeto visa então ir além da produção individual de trabalhos artísticos, suprindo uma carência no que tange a capacitação profissional, ao mesmo tempo em que aposta na parceria e investe nas trocas de informações e saberes.