Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Exame de Doutorado: O egresso da Licenciatura em Física: um estudo do perfil e desafios do educador na perspectiva das novas diretrizes curriculares nacionais para a formação de profissionais da educação básica (Lisiane Araujo Pinheiro)

25 de março:14:00

Data: 25/3/2019
Local: Sala 302 -Videoconferência- Prédio 43176- IF/UFRGS
Hora: 14h00min
Ministrante: Lisiane Araujo Pinheiro
Orientação: Dra. Neusa Teresinha Massoni
Banca examinadora: Dra. Cleci Teresinha Werner da Rosa (UFP), Dra. Roselane Zordan Costella (FACED/UFRGS), Dr. Leonardo Albuquerque Heidmann (PPGEnFís/UFRGS), Dra. Neusa Teresinha Massoni (PPGEnFís/UFRGS), Presidente.

Resumo:
O objetivo desta pesquisa é investigar diferentes aspectos relacionados ao perfil do professor de Física e à formação de professores para a Educação Básica. Em um primeiro estudo procuramos construir o perfil esperado do professor de Física para o Ensino Médio com base na análise de documentos de políticas públicas, bem como o perfil pretendido, segundo a legislação que normatiza a formação inicial no Ensino Superior. Este, que foi chamado de Estudo I, é apresentado nesta Qualificação como um estudo de caso instrumental-documental, na acepção de Stake. O estudo levou-nos à reflexão, através de técnicas de análise baseadas na teoria fundamentada, de que parece possível fazer emergir esses perfis, perceber convergências e algumas divergências nas respectivas legislações que agrupamos em dois blocos (Bloco 1, legislação que regulamenta o Ensino Médio; Bloco 2, aquela que normatiza a formação inicial de professores no Ensino Superior), com especial foco na formação de professores de Física, em que tomamos como caso os cursos de Licenciatura em Física da UFRGS. Evidenciamos que existe uma legislação avançada e uma literatura fértil à discussão acadêmica e o aprofundamento de conceitos, capaz de gerar reflexões e, eventualmente, melhorias no ensino e na formação docente. Contudo, o perfil do professor tem se complexificado nas últimas duas décadas, o que destoa com respeito a uma valorização profissional minimizada e colocada ainda como desafio. No Estudo II apresentamos aqui uma análise preliminar de falas, opiniões, sugestões, críticas e percepções de licenciandos, professores atuantes egressos da Licenciatura da UFRGS e professores formadores (atuantes nos cursos de Licenciatura). Reafirmamos que a análise preliminar dessas falas aponta, em grande medida, na direção da importância da reestruturação proposta/requerida pela legislação que normatiza a formação de professores para a Educação Básica (BRASIL, 2002; 2015). Vários aspectos relacionados à formação inicial, como sólida formação específica em Física, pouca articulação teoria-prática e ausência de vivências interdisciplinares são comuns nas falas analisadas. Porém, uma análise mais aprofundada se faz necessária para chegarmos a resultados mais consistentes.

Palavras-chave: Ensino Médio; Ensino Superior; Formação de Professores; Perfil do professor de Física.

Detalhes

Data:
25 de março
Hora:
14:00
Categoria de Evento:

Local

Sala de Videoconferência do IF/UFRGS
Porto Alegre, RS Brasil