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Ensino-Aprendizagem de Astronomia na Cultura Surda: Um Olhar de Uma Física Educadora Bilíngue (Ellen Cristine Prestes Vivian)

3 de novembro de 2020:10:30

Nesta pesquisa o objetivo foi: “Elaborar e analisar estratégias didático-metodológicas que perpassam e potencializam o processo de ensino-aprendizagem de Física, considerando o estudo de Astronomia na educação de alunos surdos ou deficientes auditivos”. O intuito é de responder o seguinte problema de pesquisa: “Quais estratégias didático-metodológicas perpassam e potencializam o processo de ensino-aprendizagem de Física considerando o estudo de Astronomia para alunos surdos ou deficientes auditivos?” Neste viés, a investigação fluiu em três fases. Na primeira fase realizamos uma revisão bibliográfica, em três dos maiores eventos nacionais da área do ensino de Ciências e de Física, com a finalidade de investigar o ensino-aprendizagem de Física para surdos no Brasil. Na segunda fase elaboramos e implementamos um minicurso, com a intenção de investigar a percepção e aceitação de surdos e ouvintes sobre a importância da Astronomia na educação de surdos. A terceira fase envolveu a construção e implementação de uma sequência didática. Esta sequência considerou uma transposição didática bilíngue e intercultural para o ensino-aprendizagem de Astronomia, enfatizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e cultura surda; aliado ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a construção da linguagem científica. Esta pesquisa foi realizada pela professora-pesquisadora enquanto Física Educadora Bilíngue. Quanto aos objetivos, classificamos esta pesquisa como descritiva e explicativa; de cunho qualitativo. Com base nos seus procedimentos técnicos, pelo envolvimento da própria prática e a imersão com o meio de pesquisa, a definimos como uma pesquisa-ação reflexiva. Nos apropriamos da análise de conteúdo como metodologia para discussões dos resultados e análises. Com a investigação emergiram três categorias: i- Astronomia e Libras: A construção do pensamento e da linguagem científica; ii- Recursos didático-metodológicos e tecnológicos: adaptação e acessibilidade; iii- Desafios e Potencialidades: Das estratégias as superações. Das reflexões e discussões podemos apontar que para alunos surdos a visualização é parte marcante no seu processo de interação com o meio. Neste caminho, a articulação entre Libras, cultura surda, Astronomia e TDIC com a criação e divulgação de sinais para área possui grande potencial para aproximação de educadores e educandos com os conceitos científicos.

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem de Física. Astronomia. Libras. Cultura Surda. TDIC.

Detalhes

Data:
3 de novembro de 2020
Hora:
10:30

Local

https://meet.jit.si/FIS01034ERE