Encontro de Jovens Pesquisadores do Rio Grande do Sul

Caros pesquisadores e pesquisadoras do Rio Grande do Sul,

É com grande satisfação que anunciamos a primeira edição do Encontro de Jovens Pesquisadores do Rio Grande do Sul que será realizado nos dias 18 e 19 de outubro de 2019 no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre.

O eixo central do evento será: Ambiente e cultura da pesquisa no estado e seus determinantes.

Teremos 4 temáticas principais: Financiamento de Pesquisa; Inovação; Comunicação científica para sociedade; e um bloco de saúde mental e questões de gênero e raça na ciência e pós-graduação.

Abaixo temos uma lista, com alguns dos convidados e convidadas já confirmados:

– Luis Lamb, Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul
– Odir Dellagostin, Diretor Presidente da FAPERGS
– Cristina Caldas, Instituto Serrapilheira
– Marcelo Lubaszewski, Diretor do Zenit – Parque Científico e Tecnológico da UFRGS
– Jorge Luis Nicolas Audy, Superintendente do TECNOPUC
– Jorge Almeida Guimarães, Diretor Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII)
– Alessandra Bueno, Coordenadora do Pint of Science em Porto Alegre 2017-2018
– Guilherme Justino, Repórter de Zero Hora
– Ana Carolina Leonardi, Editora Assistente da Revista Superinteressante
– Gisele Gus Manfro, Departamento de Psiquiatria, UFRGS
– Fernanda Staniscuaski, Parent in Science
– Abílio Baeta Neves, Ex-Presidente da CAPES
– Rafael Roesler, Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS

Detalhes sobre o programa podem ser obtidos através do site do evento: https://www.jovenspesquisadoresrs.org/

Inscrições através do site da FMRS: http://www.fundacaomedicars.org.br/evento/i-encontro-de-jovens-pesquisadores-do-rio-grande-do-sul/

Como teremos apenas 60 vagas, será necessário o envio de um parágrafo de motivação enviado diretamente no link de inscrição – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeXPXYOqrnzthx0jMr4Mp8R9QcpvmoCLRAyfoO7KjOeWAQwzQ/viewform

As inscrições estarão abertas até o dia 22/09/2019 e a divulgação dos selecionados e envio de boletos de pagamento será feita a partir do dia 29/09/2019.

Mensagem da comissão organizadora:

“Nestes dois dias queremos seguir aperfeiçoando a ciência do estado e do pais juntos com vocês. Queremos gerar conhecimento a partir do conhecimento que já temos, gerar perguntas a partir da simples curiosidade pelo desconhecido, e até perguntas que possam ter aplicações mais imediatas no dia-a-dia das pessoas.  Venham analisar o passado e o presente para discutir e ajudar a construir coletivamente os caminhos do futuro para a Ciência no Estado.”

Participe e divulgue entre seus alunos e colegas e compartilhe as informações relacionadas ao evento em suas mídias sociais.

Centro Cultural da UFRGS – Campus Central