Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dissertação de Mestrado: Explorando a inserção de tópicos de Física Quântica em uma escola Estadual: um estudo sob a luz da perspectiva sociocultural (Luiz Felipe de Moura Rosa)

19 de julho:09:30

Data: 19/7/2019
Local: Sala 302 -Videoconferência- Prédio 43176- IF/UFRGS
Hora: 09h30min
Ministrante: Luiz Felipe de Moura Rosa
Orientação: Dr. Alexsandro Pereira de Pereira
Banca examinadora: Dr. Luciano Denardin de Oliveira (PUC/RS), Dra. Sandra Denise Prado (IF/UFRGS), Dr. Nathan Willig Lima (PPGEnFís/UFRGS), Dr. Alexsandro Pereira de Pereira (PPGEnFís/UFRGS), Presidente.

Resumo:
A temática do presente estudo contempla duas linhas da área de Ensino de Física/Ciências, a saber: Linguagens e discurso e Inserção de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino. Através do diálogo com a literatura pertinente à segunda linha, identificamos, enquanto tendências atuais, a fundamentação em referentes vinculados à perspectiva sociocultural; o uso de simulações como estratégias de ensino e pesquisa; e o foco em temas de física quântica,a dualidade onda-partícula em específico. Situamo-nos nessas tendências e estruturamos o presente estudo de forma que este possa vir a contribuir para as discussões da área. Nos concentramos na análise de interações discursivas emergentes durante uma atividade mediada pelo interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Destacamos que esta proposta têm caráter pioneiro, na medida em que foi implementada no contexto de uma escola pública estadual gaúcha. Nossa problemática de pesquisa é se os estudantes envolvidos na atividade conseguem regular a outros e a si mesmos no sentido de apropriar-se de explicações oficiais da física quântica? Para responder a essa pergunta nos apoiamos nas
ideias do psicólogo norte americano James Wertsch, em específico, seu tratamento da ação mediada. O delineamento metodológico perpassa pelas dinâmicas na zona de desenvolvimento proximal e é, fortemente, apoiado nas características do enunciado.

Palavras-chave:
Perspectiva sociocultural; Ação Mediada; Física Quântica; Interferômetro de Mach-Zehnder; Escola pública estadual.

Detalhes

Data:
19 de julho
Hora:
09:30
Categoria de Evento:

Local

Sala de Videoconferência do IF/UFRGS
Porto Alegre, RS Brasil