Colóquio:As Tecnologias e o Tecnium. Israel Baumvol

18 de julho:16:00 - 17:30

A inovação marca a evolução de nossa espécie. Começamos copiando outros animais, passamos por um longo período de poucas inovações por milhão de anos e chegamos ao estágio atual, mais de dois milhões de inovações (patentes) por ano, e crescendo. Uma expressiva evolução quantitativa, caracterizando um novo estágio do processo civilizatório, ou seja, a transição da simplicidade tecnológica de quase toda a trajetória humana para a complexidade de agora. A diversidade, interdependência e complexidade das relações entre as tecnologias são semelhantes aquelas existentes entre os seres de uma floresta. É necessário compreender as tecnologias assim como é necessário compreender as florestas, seus benefícios e riscos, ao invés de destruí-las. Não cometo aqui o equivoco ubíquo de chamar tecnologia da informação de “tecnologia”. É muito mais do que TI. É esta imensa floresta de tecnologias, que vai de proton beam therapy a carros elétricos, aéreos, autônomos e de uso compartilhado, ou da agricultura orgânica de proximidade aos nanoquimioterápicos. Vamos apresentar uma abordagem recente, que considera um único sistema complexo, formado pelo conjunto de todas as redes de tecnologias, em escala global, circular, interconectadas, incluindo algumas tecnologias não usuais como leis, patentes, design, ficção literária e comércio de inovação. Para esclarecer, podemos dizer que descobertas, idéias, inovações e tecnologias podem e devem ser patenteadas. Patentes, por sua vez, estão sujeitas a uma base legal. O sistema complexo de que falamos aqui, o tecnium, engloba as descobertas, as idéias, as inovações, as tecnologias, as patentes e as bases legais. Serão apresentados vários exemplos disto. Com a sua gigantesca dimensão atual, além da diversidade, interconexão, interdependência e densidade de laços de realimentação, o tecnium comporta-se como um ser vivo primitivo. Em certo ponto da sua evolução, ele passou a gerar sua própria independência. Ele começou a exercer autonomia. O tecnium é agora uma força tão grande quanto a natureza, com a diferença que a natureza evolui lentamente, enquanto o tecnium evolui rapidamente. A evolução acelerada do tecnium pode ser associada ao aumento da exotropia, uma possível grandeza necessária para descrevê-lo cientificamente e fazer previsões.

Evento Categoria:

Instituto de Física

Anfiteatro Antônio Cabral (Prédio 43135, Sala 201)