Aula Inaugural Pedro da Rocha Andrade 2021/01: Nanomagnetismo: conceitos básicos e aplicações (Marcelo Knobel)

24 de agosto:16:00 - 17:00

Aula Inaugural Pedro da Rocha Andrade 2021/1:
Nanomagnetismo: conceitos básicos e aplicações

Marcelo Knobel

Unicamp

Dia 24 de Agosto de 2021 às 16h

Apesar de ser objeto de estudo há mais de setenta anos, o magnetismo de partículas ultrafinas ainda é um campo a ser melhor compreendido, não somente pelo iminente interesse tecnológico, mas também devido a questões básicas relacionadas com sistemas nanoestruturados. Desde um ponto de vista interdisciplinar, o magnetismo de partículas finas desperta o interesse em algumas áreas que estudam sistemas que apresentam naturalmente dispersões de cristalitos magnéitcos, como alguns animais, bactérias, ou elementos geológicos. Também podem ser produzidos artificialmente materiais de aplicação potencial em engenharia e química (fluidos magnéticos, tintas magnéticas, catálise, fluidos magneto-reológicos), o que faz com que o estudo de sistemas magnéticos nanoestruturados seja de ampla utilidade.
O interesse nestes sistemas foi renovado com a descoberta do fenômeno de magnetoresistência gigante no início dos anos noventa, e, desde então, tem surgido uma série de novos fenômenos que vem despertando o interesse da comunidade científica internacional. A complexidade dos sistemas granulares, aliada com a dificuldade intrínseca de estudar uma única partícula isolada, tem se configurado em um desafio constante que vem sendo continuamente vencido através de novos modelos teóricos, simulações computacionais, e desenvolvimento de novas técnicas experimentais.
O grupo de pesquisa de materiais amorfos e nanocristalinos do Laboratório de Materiais e Baixas Temperaturas (LMBT), do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), tem pesquisado diversos materiais magnéticos nanocristalinos, tentando compreender o magnetismo desses sistemas, e como as interações magnéticas afetam as propriedades físicas macroscópicas. Para isso, são realizadas medidas estruturais (difração de raios-X, EXAFS, SAXS, microscopia eletrônica), de transporte (resistividade elétrica, efeito Hall), e magnéticas (magnetização, susceptibilidade, Mössbauer). De um ponto de vista geral, é uma pesquisa que pode vir a envolver diversos grupos de pesquisa em um eventual projeto interdisciplinar, pois é necessário amplo desenvolvimento na fabricação de novas amostras (química, engenharia química, física), na caracterização química e física, no estudo de suas diversas propriedades, e principalmente, em suas potenciais aplicações (medicina, química, engenharia, computação, geologia, etc..).
Nesta apresentação será dado un panorama geral das investigações magnéticas, estruturais e de transporte em sistemas granulares constituídos por partículas magnéticas nanoscópicas imersas em uma matriz não magnética. Em particular, será dada ênfase às implicações tecnológicas destes estudos, e as principais dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores que trabalham na área de gravação magnética e aplicações biomédica.