Etapas do Inventário 2018: esclarecimentos

O Inventário é dividido em várias etapas:

  • 1º Planejamento; (finalizada)
  • 2º Coleta dos bens via aplicativo – Semana do Inventário; (finalizada)
  • 3º Análise dos dados coletados com número de patrimônio; (em andamento)
    • É a etapa onde a Equipe de Análise verifica se os dados do levantamento físico apresentam algum tipo de inconsistência, por exemplo: bens de uma unidade localizados em outra, bem localizado em mais de uma unidade simultaneamente, erros de leitura/digitação, entre outros. (Não confundir esta etapa com o tratamento dos bens com pendência – etiqueta vermelha.)
      É uma etapa mais trabalhosa, as validações são feitas “bem por bem”, de todas as leituras da UFRGS, portanto deve levar algum tempo (sem data prevista de finalização).
      Após as análises, a Comissão de Inventário encaminhará os dados destas inconsistências via SEI, através do Formulário de Verificação de Registro de Inventário (modelo em anexo), para que as Subcomissões de Inventário façam revisão in loco, no Órgão das informações coletadas via aplicativo.
      Estas confirmações de leituras são importantes pois somente a partir disso será possível validar as leituras dos bens encontrados em outros órgãos e corrigir os bens coletados erroneamente em seu órgão.
  • 4º Consolidação dos dados; (próxima etapa)
    • Nesta etapa os dados dos bens com pendências recebidos no aplicativo são comparados com a lista de bens não localizados da unidade no sistema SAP e são consolidados e encaminhados às unidades para regularização.
      Último período para busca de bens NÃO LOCALIZADOS; (pendente)
      Em um período de tempo previamente anunciado, provavelmente nos primeiros meses de 2019, o inventário será aberto pela última vez. Será a última chance das Unidades buscarem os bens que ainda não foram localizados. Encerrando, assim, totalmente a possibilidade de coletas no inventário de 2018.
      Observação: Enquanto este período estiver aberto (cerca de uma semana) as movimentações patrimoniais permanecem congeladas, como aconteceu durante a Semana do Inventário.
  • 5º Regularização de pendências – bens com etiqueta vermelha; (pendente)
    • Será esclarecido quando nos aproximarmos desta etapa.
  • 6º Encerramento; (pendente)