Comissão de Graduação dos Cursos de Física – ComgradFis

Gestão 2023 – 2025

COORDENADORA

Raquel Giulian – raquelgiulian@if.ufrgs.br

COORDENADOR SUBSTITUTO

José Eduardo da Silveira Costa – edu@ufrgs.br

MEMBROS

Gustavo de Medeiros Azevedo

Fabiano Mesquita

Rodrigo Orsini Braga (Depto de Matemática Pura e Aplicada)

Amália Buchweitz Garcez (representante discente)

Ana Paula Lima (representante discente suplente)

Projetos Pedagógicos


Projetos pedagógicos com Extensão – EM VIGOR EM 2023/1, 2023/2 e 2024/1

Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Física

Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Física: Astrofísica

 

Projeto pedagógico NOVO – encaminhado ao DCGrad – para avaliação da viabilidade técnica

previsão para entrar em vigor em 2024/2 – se aprovado

PPC FÍSICA 2024/2

 

A partir de 2018, o Instituto de Física oferece o Curso de Bacharelado em Física em 2 habilitações:

– Bacharelado em Física: Astrofísica (40 vagas, período integral)

– Bacharelado em Física (40 vagas, período integral)

O IF-UFRGS oferece também o Curso de Licenciatura em Física em 2 modalidades:

Licenciatura em Física (35 vagas, período integral)

Licenciatura em FísicaNoturno (35 vagas, período noturno)

 


Trabalho de Conclusão de Curso

O objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o de proporcionar ao futuro bacharel a oportunidade de desenvolver um projeto que busque integrar conhecimentos aprendidos no curso, sob orientação de um professor.

Normas para elaboração do TCC

instruções para preparação do PLANO DE TCC 1 – ver páginas 39 e 40 do PPC (também mostrado nas Normas para elaboração do TCC)

Instruções aos orientadores de TCC

Declaração de Aceite do Orientador

Carta de Avaliação do Orientador na 15ª semana do TCC

Ficha de avaliação TCC.doc

Ficha de avaliação TCC.pdf

Termo de autorização para publicação no LUME

 

Projetos de TCC propostos por estudantes de Doutorado do PPG-Física à espera de candidatos

No link acima estão listados projetos de TCC propostos por estudantes de doutorado do PPG-Física à espera de estudantes de graduação para executá-los.

 

Informações Úteis

Departamento de Atenção à Saúde – DAS

Para solicitar registro de afastamento por motivos de saúde, entrar em contato com o DAS através do email <atestadosalunos@ufrgs.br> . Mais informações no site do DAS.

Perícia Oficial em Saúde – Aluno

 

Créditos Complementares

Os critérios para a obtenção de créditos em atividades complementares estão descritos na Resolução CEPE Nº 24/2006. Para conclusão do curso são necessários no mínimo 6 créditos complementares em pelo menos 2 tipos de atividades. São consideradas, entre outras, atividades de extensão, iniciação científica, monitoria acadêmica, estágios não obrigatórios, representação discente junto a órgãos da Universidade e aprovação em disciplinas adicionais ao currículo (seja na UFRGS ou em outra universidade, brasileira ou estrangeira). Veja sugestões na seção 1.10 do PPC.

Projetos de Extensão – sugestões

MÃOS À OBRA: INSTITUTO DE FÍSICA EM AÇÃO

Este programa tem por objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de prestar serviços à comunidade externa, em assuntos relacionados à Física e afins.

Coordenador: José Francisco Flores <jose.flores@ufrgs.br>

 

MINHA TESE EM 180 SEGUNDOS

Este projeto tem por objetivo proporcionar aos estudantes de graduação a oportunidade de planejar, organizar e realizar eventos onde serão apresentados os trabalhos de conclusão de curso em linguagem simples, para a comunidade externa à UFRGS. A partir de 2024/1, pode ser desenvolvido como parte do MÃOS À OBRA.

Interessados entrar em contato com Raquel Giulian <raquel.giulian@ufrgs.br>,  Jeferson Arenzon <arenzon@gmail.com>, Ana Chies Santos <ana.chies@ufrgs.br>

 

DIVULGA FÍSICA UFRGS EM REDES SOCIAIS

Divulgação da pesquisa em Astrofísica e Física e da atividade do Instituto de Física da UFRGS nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Spotify. Trabalhamos com os pesquisadores, docentes e estudantes do Instituto de Física para divulgar pesquisas, eventos e acontecimento.

Coordenadores do projeto: Alexander Montero Cunha <amcunha@ufrgs.br>, Cristina Furlanetto <cristina.furlanetto@ufrgs.br>, Sabrina Nicolodi <sabrina.nicolodi@ufrgs.br>, Cilaine Veronica Teixeira <cilaineteix@if.ufrgs.br>, Walberto José Andrade Chuvas <walberto.chuvas@ufrgs.br>, José Francisco Flores <jose.flores@ufrgs.br>

 

SEGUNDAS ASTRONÔMICAS NO OBSERVATÓRIO CAMPUS DO VALE

Atividade cultural de divulgação científica a ser realizada no Campus do Vale da UFRGS, às segundas-feiras, com foco em observação astronômica do céu noturno através de telescópios, astrofotografia, multimídias e apresentação de vídeos.

Coordenadores: Marina Trevisan (marina.trevisan@ufrgs.br) e Basílio Xavier Santiago (basilio.santiago@ufrgs.br)

 

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO CREF: UM PROJETO PARA APROXIMAR CIENTISTAS E SOCIEDADE

Neste projeto, promovemos a manutenção do “Pergunte ao CREF” e a ampliação das ações de divulgação científica do CREF com a criação de um perfil do centro no Instagram.

Coordenador do projeto: Leonardo Albuquerque Heidemann <leonardo.h@ufrgs.br>

 

AVENTUREIROS DO UNIVERSO: UNIVERSIDADE E ESCOLA TRILHANDO JUNTOS NOVOS CAMINHOS

Programa voltado ao desenvolvimento de ações interdisciplinares em educação, alfabetização científica e construção de sequências didáticas centradas em Astronomia em colaboração com educadores de escolas localizadas, preferencialmente, em regiões de vulnerabilidade social.

Coordenadoras: Marina Trevisan (marina.trevisan@ufrgs.br) e Daniela Borges Pavani (daniela.pavani@ufrgs.br)

 

O ELETROMAGNETISMO EM CENA: UMA DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTOS EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM

O presente programa de extensão tem por objetivo principal contribuir com a disseminação do conhecimento dos conceitos e fenômenos do eletromagnetismo em espaços não formais de aprendizagem.

Coordenadores do projeto: Fabrício Luiz Faita <fabriciofaita@gmail.com> e Matheus Monteiro Nascimento <matheus.monteiro@ufrgs.br>

 

O OBSERVATÓRIO DA UFRGS NA ERA DIGITAL: DIVULGANDO ASTRONOMIA NO MUNDO VIRTUAL

Projeto voltado ao desenvolvimento de material didático virtual centrado em Astronomia e História da Ciência com o objetivo de auxiliar na interação remota com as escolas e o público em geral, e também ampliar os meios de acesso ao espaço e acervo do Observatório da UFRGS.

Coordenadora: Marina Trevisan (marina.trevisan@ufrgs.br)

CNANOTube
O CNANOTube é o canal do YouTube do CNANO onde são realizadas entrevistas com os pesquisadores do CNANO visando a divulgação científica da pesquisa com nanociência e nanotecnologia realizada no CNANO para o público leigo em geral. Seguem links do canal:
 
Interessados(as) no projeto podem entrar em contato com o Prof. Fabiano Bernardi através do e-mail bernardi@if.ufrgs.br

 

CIÊNCIA, CULTURA E ARTE NO PLANETÁRIO DA UFRGS 2021-2024 (Planetário- UFRGS)

Construir uma teia de conhecimento didático-cultural para a sociedade visando à educação não formal em ciências. Apresentar programas de Astronomia na cúpula do Planetário e no Planetário Digital. Incentivar a observação do céu com o Projeto Selene. Oferecer oficinas e cursos presenciais/EAD sobre Astronomia e áreas afins para professores da Ed. Básica, crianças e jovens. Agregar Astronomia, Cultura e Arte através de exposições, palestras e atividades diversas que proponham a difusão da ciência em interface com interações culturais. Incentivar o gosto pela ciência através de contação de histórias,rodas de conversas, programas de férias escolares, mostra temática de ciência, interação nas redes sociais do Planetário sobre Astronomia (ações à distância se necessário). Criar ações em espaços abertos e colaborativos. Produzir uma linguagem acessível construindo materiais didáticos e informativos com comunicação aumentada e alternativa feita em produto universal de aprendizagem.

Coordenadora do projeto: Alejandra Romero <alejandra.romero@ufrgs.br>

 

HISTORIAS DA TERRA 
O projeto procura oferecer atividades presenciais para alunos da educação básica sobre a formação da Terra, eras geológicas e transformações ao longo da história de nosso Planeta. Incentivar o gosto pela ciência através da contação de histórias, rodas de conversa e interações nas redes sociais do Planetário. Produzir uma série de livros curtos que abordam assuntos relacionados com a história da Terra, e as histórias que nela se desenvolveram, incluindo as áreas de astronomia, física, geologia, química, biologia, ecologia, história, antropologia, arte entre outras. Criar conexões e parcerias com outras unidades da Universidade para desenvolver o material nas diferentes áreas de conhecimento.
Coordenadora do projeto: Alejandra Romero <alejandra.romero@ufrgs.br>

 

100 ANOS DO NASCIMENTO DA ASTRONOMIA EXTRAGALÁCTICA

No ano 2023 se completam 100 anos da catalogação oficial de objetos celestes como galáxias por Edwin Hubble. Essa data marca o início oficial da astronomia extragaláctica e o estudo de galáxias como blocos do Universo. Este projeto visa aproveitar esta data comemorativa para realizar atividades de divulgação científica relacionadas com astronomia galáctica e extragaláctica: história por trás da descoberta da estrela Cefeida por Edwin Hubble e suas contribuições ao estudo da Cosmologia, o rápido desenvolvimento da astronomia extragaláctica nos últimos 100 anos, trazendo avanços tecnológicos como telescópios espaciais e como eles contribuem para nosso entendimento do Universo.  O projeto visa promover atividades diversas de divulgação científica, com ênfase em assuntos de astronomia extragaláctica e eventos históricos associados, através de palestras, oficinas e desenvolvimento de material didático.
Coordenadora do projeto: Alejandra Romero <alejandra.romero@ufrgs.br>

 

Secretaria Acadêmica
Telefone: (51) 3308-6430
E-mail: comgrad@if.ufrgs.br