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Este era F. S. Keller: Foto


Fred Simmons Keller, um pioneiro em psicologia experimental que ensinou em Columbia durante 26 anos e que inventou uma metodologia de treinamento para operadores de Código Morse na Segunda Guerra Mundial, morreu dia 02/02/97 em sua casa em Chapel Hill, N.C.(Carolina do Norte), EUA. Ele tinha 97 anos e sofria de câncer da bexiga nos últimos anos, segundo seu filho, John V. Keller.

O psicólogo pioneiro deu seu nome ao Plano Keller (Método Keller para nós), também conhecido como Personalized System of Instruction -PSI (Sistema Personalizado de Instrução-SPI), um método pedagógico de " estudo individual orientado por professor experiente" e que teve um impacto significativo no ensino da ciência a nível universitário.

No início dos anos 40, baseado em sua pesquisa em comportamento, ele desenvolveu uma nova técnica pedagógica para ensinar Código Morse para militares, que o Exército norte-americano adotou oficialmente em 1943.

Keller era colega de Harvard e amigo vitalício do psicólogo behaviorista B. F. Skinner e esteve, com ele, entre os primeiros americanos proponentes do Behaviorismo, que enfatiza o papel de eventos dos meios ambiente e cultural como moldadores do comportamento humano. Skinner dedicou sua autobiografia , "The Shaping of a Behaviorist" (1979), para Keller.

Em 1947 Keller, com seu colega William Schoenfeld, instituiram na Universidade de Columbia o primeiro curso de graduação de psicologia a usar os métodos experimentais de Skinner. Estudantes ensinavam ratos brancos de laboratório a responder a incentivos por recompensas. Em um experimento, ratos só recebiam uma pelota de comida se pressionassem uma barra quando uma luz era ligada; eles logo deixavam de apertar a barra quando a luz era apagada. O ponto do experimento era demonstrar que amplos princípios de comportamento poderiam ser descobertos experimentalmente, e que tais princípios teriam aplicações importantes à sociedade humana. Muitas faculdades oferecem agora cursos em psicologia experimental com o uso de animais de laboratório.

Keller e Schoenfeld reuniram muito do que era conhecido sobre psicologia do comportamento no livro-texto, largamente empregado, " Principles of Psychology (Princípios de Psicologia)" (1950). A teoria do comportamento teria um tremendo potencial para auxiliar a melhor educar as pessoas, acreditavam os dois autores. Eles escreveram na conclusão desse livro: " Nós estamos na fronteira de um enorme poder: o poder para manipular nosso próprio comportamento cientificamente, deliberadamente, racionalmente. Como este poder será usado--se para o bem ou para o mal--nenhum de nós pode dizer."

Durante a Segunda Guerra Mundial, Keller usou tal poder para o bem, desenvolvendo o "método de código-voz" para ensinar Código Morse a operadores de rádio. Em lugar de ditar longos trechos de sinais de código, instrutores que usavam o método de Keller diziam para os estudantes, depois de cada sinal, se eles o tinham decodificado corretamente. Esse método dava aos estudantes um retorno imediato, que lhes permitia corrigir imediatamente equívocos e era bem mais efetivo em termos de ensino do código que métodos anteriores.

Em 1948, Keller recebeu do presidente Truman o Certificado ao Mérito pelo seu trabalho com o Código Morse, e usou seu método para ensinar esse código na Universidade de Columbia para estudantes universitários em preparação para o serviço militar.

Ele era um autor prolífico e publicou, além de artigos de pesquisa e do " Principles of Psychology ", um novo texto, " The Definition of Psychology (A Definição de Psicologia)" (1937, 1973), "Collected Writings ( Escritos Coletados), 1934-1950"', e " Learning Reinforcement Theory (Aprendendo Teoria de Reforço)" (1954, 1969).

Ao se aposentar de Columbia no ano de 1964, Keller veio para a Universidade de Brasília no Brasil, onde ajudou a fundar o departamento de psicologia e onde ofereceu o primeiro curso usando seu método de instrução personalizada. Os estudantes, após receberem um guia de estudo impresso para a primeira unidade do curso, podiam trabalhar em qualquer lugar--inclusive a sala de aula--para alcançarem os objetivos propostos.

Embora outros proponentes da auto-educação tenham testado alguns de seus elementos em escolas primárias e secundárias, o professor Keller trouxe todos os elementos do plano para o nível de ensino universitário. Com a publicação do artigo "Good-bye, Teacher! (Adeus, Professor!)" em 1968, o método Keller recebeu reconhecimento nacional e instrutores universitários começaram a experimentá-lo. Estudantes responderam positivamente ao método que, segundo estudos publicados, iguala o desempenho em exame final e normalmente excede o desempenho em sessões de ensino convencional.

Keller nasceu dia 02 de Janeiro de1899, em uma fazenda perto de Rural Grove, N.Y. e abandonou a escola cedo para se tornar um operador de telégrafo da Western Union. Alistou-se no Exército norte-americano durante a Primeira Guerra Mundial e serviu com a Força Expedicionária americana num trem de munição, chegando a sargento.

Ele obteve um B.S.(título de bacharel) em Tufts em 1926; após, um M.A.(título de mestre) em 1928 e um Ph.D.(título de doutor) em 1931, ambos em psicologia, em Harvard. Keller ensinou em Colgate de 1931 a 1938 e juntou-se à faculdade de Columbia como instrutor de psicologia em 1938. Foi nomeado professor assistente em 1942, professor associado em 1946 e professor de psicologia em 1950. Ele serviu como diretor do departamento de 1959 a 1962 e tornou-se Professor Emeritus de psicologia em 1964.

Keller foi membro da American Psychological Association e foi presidente da Eastern Psychological Association. Ele recebeu o prêmio Distinguished Teaching Award da American Psychological Foundation em 1970.

Ele deixou sua esposa de 60 anos, Frances Scholl; uma filha, Anne S. Cline de Kalamazoo, Michigan; um filho, John V. Keller de Charlotte, N.C.; cinco netos e um bisneto.


Texto traduzido, por Tiago J. M. Simões e César Cunha, do site de Columbia University Record - 27 Maio de 1998 - Vol. 21, No. 17

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