OS PROCESSOS DE CONTEXTUALIZAÇÃO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Cristina Cândida de Macedo, Luciano Fernandes Silva

Resumo


A contextualização dos conteúdos escolares tem sido vista como uma possibilidade de facilitar o aprendizado dos alunos, sobretudo ao tornar o processo educativo mais significativo para os estudantes. Contudo, não há um consenso sobre o significado e as formas de implementar processos dessa natureza. Na área de ensino de ciências, em particular, aponta-se para a possibilidade de contextualizar os conteúdos escolares a partir do desenvolvimento de projetos temáticos. Importante mencionar que a elaboração e execução de projetos temáticos apresentam aos professores uma série de dificuldades. A experiência que temos com formação inicial e continuada de professores de Física nos permite indicar que um dos importantes obstáculos para realizar projetos temáticos está, justamente, nas dificuldades existentes em compreender e executar trabalhos educativos contextualizados. A partir dessas orientações, elaboramos um projeto investigativo com o objetivo de analisar as compreensões que os professores de Física em formação inicial possuem sobre os processos de contextualização. Os dados dessa investigação foram coletados durante o desenvolvimento de uma disciplina de um curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Itajubá. Destaca-se que, nessa disciplina, é solicitado aos licenciandos a elaboração de três versões de um projeto temático. Para análise dos dados optamos por realizar o procedimento da Análise de Conteúdo Temática ou Categorial. Nossa investigação indica que os futuros professores de Física apropriam-se dos discursos do ideário educativo ao longo do curso. Todavia, há uma série de obstáculos que os mesmos enfrentam na tentativa de compreender e efetivar propostas educativas contextualizadas e estas estão relacionadas às vivências de processos educativos dessa natureza ao longo da formação na educação básica e no curso de licenciatura. Assevera-se que é imprescindível que atividades educativas contextualizadas sejam vivenciadas pelos licenciandos ao longo do processo formativo. 


Palavras-chave


contextualização; abordagem temática; formação inicial; ensino de Física; ensino de ciências.

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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