CARACTERIZAÇÃO ONTOLÓGICA DO CONCEITO DE FOTOSSÍNTESE E OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E ONTOLÓGICOS RELACIONADOS COM O ENSINO DESTE CONCEITO

Luiz Fabio Dimov, Magda Medhat Pechliye, Rosangela Castro de Jesus

Resumo


O presente artigo trata da caracterização ontológica do conceito de fotossíntese e de obstáculos epistemológicos e ontológicos presentes no ensino deste conceito. Consideramos que um indivíduo pode possuir diferentes maneiras de falar e pensar sobre determinado conceito e utilizá-las em diferentes contextos. Combase nas ideias relacionadas a perfil conceitual, analisamos dados obtidos a partir do desenvolvimento de uma sequência de atividades sobre o conceito de fotossíntese que valorizava o interacionismo. Neste estudo tivemos como objetivos: (I) propor a qual subcategoria ontológica de Processos o conceito fotossíntese pertence; e (II) identificar e analisar obstáculos epistemológicos e ontológicos presentes no processo de aprendizagem do conceito de fotossíntese. Para atingirmos nosso primeiro objetivo, caracterizamos o conceito de acordo com as propriedades do processo de Equilibração e concluímos que fotossíntese trata-se deste tipo de processo. Para contemplarmos nosso segundo objetivo, elaboramos e aplicamos uma sequência de atividade sobre fotossíntese. Esta atividade foi trabalhada por grupos de estudantes e foi gravada em áudio e vídeo. Após selecionarmos um grupo de cinco alunos, transcrevemos as interações discursivas e realizamos uma análise microgenética das influências mútuas destes indivíduos durante as atividades. Desta análise identificamos sete obstáculos que dificultam o processo de ensino-aprendizagem deste conceito. No contexto de limpeza e renovação do ar identificamos quatro obstáculos. O primeiro é de caráter ontológico e diz respeito à atribuição de características de Eventos à Equilibração. Os outros três são de caráter epistemológico pragmático; da experiência primeira; e do conhecimento geral. No contexto dos gases envolvidos no processo de fotossíntese, discutimos um obstáculo epistemológico verbal e outro do conhecimento geral. O último obstáculo destacado tem como mote a importância da glicose nos seres vivos e também refere-se a um obstáculo epistemológico do conhecimento geral.


Palavras-chave


obstáculos epistemológicos; obstáculos ontológicos; ensino e aprendizagem de biologia; fotossíntese

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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