DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (DCEM): SURGIMENTO E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Francisco Régis Vieira Alves

Resumo


O campo de estudos e investigação do Ensino de Ciências e Matemática goza de respeitável reconhecimento e aceitabilidade, por parte da comunidade de especialistas, em vários países do mundo. De modo particular, quando lançamos nossa atenção maior aos fenômenos de ensino e de aprendizagem, sobretudo, aos fenômenos de sala de aula, em que o professor de disciplinas específicas assume posição não coadjuvante no processo, passamos a perspectivar um lugar de relevância para a Didática das Ciências e Matemática (DCeM). Assim, diante deste contexto, o presente trabalho aborda trabalhos e discute algumas tendências na DCeM, sem desconsiderar uma trajetória histórico-evolutiva cientifica que culminou com sua visibilidade acadêmica, sobretudo nos anos de 1980 e 1990. Ademais, um quadro de globalidade não pode ser compreendido sem um entendimento da função de suas partes constituintes. Dessa forma, alguns pressupostos da Didática da Matemática (DM), da Didática da Física (DF), da Didática da Química (DQ) e, por fim, da Didática da Biologia (DB) proporcionam ao leitor a percepção de elementos invariantes e recorrentes nos estudos em cada área, com o viés de interesse no seu ensino. Por conseguinte, o trabalho proporciona o processo dialético da substituição e velhos paradigmas e o vislumbre de novas trajetórias da pesquisa no ensino de Ciências e Matemática que, apesar dos seus avanços, não pode negligenciar o principal cenário de atuação do professor, ou seja, a sala de aula.


Palavras-chave


Didática das Ciências e Matemática; Ensino; Formação de professores

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DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p291

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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