FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Mara Elisângela Jappe Goi, Flávia Maria Teixeira dos Santos

Resumo


Este artigo apresenta uma investigação sobre a utilização da metodologia de resolução de problemas em cursos de formação de professoresde ciências. As situações-problema produzidas pelos professores nos contextos de formação inicial e continuada são categorizadas e analisadas. A metodologia utilizada envolveu a realização de revisão da literatura, a realização de cursos de formação de professores eanálise do conjunto de informações colhidas durante os cursos, assim como das situações-problema produzidas nesses contextos. Os resultados evidenciam aspectos da formação de professores para o trabalho com estratégias didáticas como o protagonismo e autoria do professor na elaboração dos problemas, a importância da fundamentação pedagógica, epistemológica, psicológica para elaboração de uma base conceitual mais estruturada e o fortalecimento dos saberes práticos do professor.


Palavras-chave


formação de professores; metodologia de resolução de problemas; aprendizagem em ciências.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License