A ETNOGRAFIA DE SALA DE AULA E ESTUDOS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Danusa Munford Munford, Kely Cristina Nogueira Souto, Francisco Ângelo Coutinho

Resumo


Nesse artigo pretendemos discutir o potencial da etnografia em educação para ampliar nossas concepções de aprender e de saber Ciências na escola. Trazemos discussões sobre o uso da etnografia na pesquisa em educação e como ela tem sido apropriada na Educação em Ciências, apontando tensões. Em seguida, apresentamos uma análise exploratória de interações discursivas em uma sala do 1o ano do Ensino Fundamental. As análises permitem ilustrar: i) a importância de reconhecer múltiplos contextos presentes em eventos de sala de aula (a instituição escolar, características da faixa etária, questões de gênero etc); ii) como perspectivas mais complexas e multifacetadas do que é aprender ciências na escola podem emergir a partir de estudos etnográficos. 


Palavras-chave


: etnografia de sala de aula; ensino-aprendizagem de ciências; letramento científico; pesquisa qualitativa; anos iniciais do ensino fundamental

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License