CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM E SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Isabel Krey Garcia, Juan Ignácio Pozo

Resumo


Neste trabalho nos propomos a investigar as concepções sobre ensino-aprendizagem de 4 professores em formação e como estas podem estar relacionadas com sua formação. Para isso foram utilizados um questionário de dilemas e uma entrevista, que abordaram diversas categorias. As concepções foram analisadas a partir do referencial teórico das Teorias Implícitas, de Pozo et al.(2006), que admite três perfis: direto, interpretativo e construtivo. As concepções apresentadas pelos professores em cada categoria foram classificadas como pertencentes a um destes perfis. Como resultado, obtivemos que a maioria das concepções dos professores apresentadas no questionário de dilemas se encaixa no perfil construtivo, mas a maioria dos extratos das entrevistas se encaixa no perfil interpretativo. Tal resultado está de acordo com pesquisas anteriores e demonstra que os professores podem escolher concepções mais avançadas do que em suas reflexões sobre a prática, ou seja, os professores demonstram ter conhecimentos teóricos, mas não parecem ser capazes de converter tais conhecimentos em reflexões sobre esta prática. Além disso, as categorias avaliação e experimental foram as que mais apresentaram extratos das entrevistas que se encaixaram no perfil direto. Algumas implicações para a formação inicial e continuada são discutidas.


Palavras-chave


Formação inicial; formação continuada; concepções de ensino-aprendizagem; formação de professores.

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