PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES BRASILEIROS SOBRE MEIO AMBIENTE

Marcia Borin da Cunha, Olga Maria Schimidt Ritter, Angela Camila Pinto Duncke, Raquel Roberta Bertoldo, Marcelo Giordan

Resumo


Durante 2010 e 2011 realizamos uma pesquisa nacional sobre percepções de Ciência e Tecnologia (C&T) dos estudantes brasileiros, cuja finalidade principal foi interpretar o papel da escola na formação da cultura científica. A pesquisa ocorreu por amostragem em escolas públicas das cinco regiões (quatro em cada região, totalizando vinte escolas), em duas etapas: uma quantitativa e outra qualitativa. A etapa quantitativa, que contou com a participação de 1.034 estudantes, utilizou um questionário autoexplicativo como forma de instrumento de coleta de dados, relacionando as experiências, interesses, atitudes, escolhas e percepções sobre C&T. Na etapa qualitativa, participaram 338 estudantes, onde, por meio de discussão em grupo focal, foi possível observar as opiniões dos pesquisados e ampliar o entendimento dos dados coletados na etapa quantitativa. Neste trabalho apresentaremos as análises relacionadas somente às percepções que os estudantes de Ensino Médio têm sobre o tema meio ambiente.


Palavras-chave


Percepção de C&T; meio ambiente; Ensino Médio

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License