ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Alberto Villani, Denise Freitas

Resumo


É relatada uma experiência didática desenvolvida em um curso de formação inicial de professores de Ciências e Biologia, cujos resultados foram considerados satisfatórios além do esperado, tanto pelo envolvimento e pela aprendizagem dos estudantes durante as disciplinas, quanto sobretudo pelo posicionamento final dos mesmos frente ao saber científico e pedagógico adquirido, assumindo a responsabilidade de resolver um problema com toda sua criatividade. A análise e interpretação das etapas da experiência é realizada mediante categorias “quasepsicanalíticas” referente tanto às mudanças na relação alunos-professora-conhecimento quanto aos instrumentos utilizados pela docente para fomentá-las.

Palavras-chave


formação de professores de ciências; saber científico e pedagógico; categorias “quase-psicanalíticas”

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License