A IMPORTÂNCIA DA TUTORIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS COM ALUNOS ESPECIAIS

Analia Maria de Fátima Costa, Siumara Aparecida de Lima, Rita de Cássia da Luz Stadler, Marcia Regina Carletto

Resumo


 

O presente artigo é recorte da pesquisa[1]desenvolvida no mestrado do PPGECT[2] da UTFPR[3] – Campus Ponta Grossa. Este recorte contempla as temáticas: inclusão; ensino de ciências naturais e o papel do professor; o aluno com deficiência intelectual e o processo de tutoria no ensino regular. Para efetivação da referida pesquisa, foram analisadas referências de diferentes autores sobre essas temáticas. A aplicação e coleta de dados foram desenvolvidas em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de ensino de Ponta Grossa/PR, havendo entre os alunos, uma, com deficiência intelectual. Também participaram do estudo alunas do Curso de Formação de Docentes (CFD) dessa escola, a professora pesquisadora e quatro professores. A ação pedagógica desenvolvida com a turma foi sistematizada em um caderno de atividades pedagógicas com uma sequência didática voltada para o ensino de Ciências Naturais, organizado de forma interdisciplinar, com ênfase na mediação do professor tutor como coadjuvante no processo de ensino e aprendizagem da criança com deficiência, uma vez que a relação de tutela é vista como benéfica tanto para aquele que ajuda, o tutor, quanto aquele que é ajudado, o tutorado. Por meio do processo de tutoria pode-se ajustar a resposta educativa às necessidades particulares dos alunos, perante adaptações curriculares e metodológicas. Os resultados da pesquisa confirmaram a necessidade da presença de um professor tutor para o atendimento educacional especializado, mediando o processo de ensino e de aprendizagem do aluno com necessidades educativas especiais para que a inclusão realmente se efetive.


[1]                     Atividades Pedagógicas de Inclusão para o Aluno com Necessidades Educativas Especiais: uma proposta colaborativa com docentes em formação

[2]                     Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia

[3]                     Universidade Tecnológica Federal do Paraná

 

 

 

 

 

 


Palavras-chave


Ensino de Ciências Naturais; Deficiência Intelectual; Inclusão; Professor Tutor

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DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p127

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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