MODELOS MENTAIS E A LEI DE GAUSS

Sonia Krapas, Fátima Alves, Luiz Raimundo de Carvalho

Resumo


A perspectiva teórica dos modelos mentais, advinda da Psicologia Cognitiva, tem sido promissora no campo de Educação em Ciência. Atendo-se a esta perspectiva, caberia perguntar se há modelos mentais associados à lei de Gauss no contexto de sua aprendizagem. O trabalho de campo realizado envolveu o exame de avaliações escritas, visando uma população de estudantes de física básica da universidade. Na análise dos dados foram desenvolvidas categorias discutidas à luz de pressupostos acerca dos modelos mentais: sua relativa instabilidade e seus aspectos proposicional e imagístico. Implicações pedagógicas são discutidas.

Palavras-chave


modelos mentais; ensino de Física; Lei de Gauss

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License