O PIOR INIMIGO DA CIÊNCIA: PROCURANDO ESCLARECER QUESTÕES POLÊMICAS DA EPISTEMOLOGIA DE PAUL FEYERABEND NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Felipe Damasio, Luiz O. Q. Peduzzi

Resumo


Muitas das objeções à epistemologia de Feyerabend decorrem de interpretações equivocadas das ideias deste autor. Termos e expressões como anarquismo epistemológico, irracionalidade, controle da ciência e tudo vale podem dar a falsa impressão de que os argumentos do autor são caóticos e insustentáveis. Este trabalho discute esses conceitos, contrapondo-se a interpretações equivocadas sobre eles. No âmbito da formação inicial e continuada de professores, esta reflexão pode ser útil tanto para a desconstrução de certas imagens equivocadas sobre a natureza da ciência como para gerar cidadãos mais críticos, e em maior sintonia com conceitos da moderna filosofia da ciência.   


Palavras-chave


Feyerabend; anarquismo epistemológico; tudo vale; formação de professores

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DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p97

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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