A COMPETÊNCIA DIALÓGICA E A FORMAÇÃO DE UM GRUPO ‘DOCENTE’

Alberto Villani, Marisa Franzoni

Resumo


Neste trabalho mostraremos a trajetória de um grupo de licenciandas em uma disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Biologia, destacando os momentos nos quais as mudanças foram mais significativas. Interpretaremos essas mudanças como o fruto do acoplamento entre as intervenções da professora da disciplina de Prática e as respostas dos alunos das licenciandas durante o Estágio; mostraremos que a evolução do grupo foi fortemente marcada pelo diálogo estabelecido entre grupo e professora, entre grupo e alunos, entre diferentes grupos formados na sala de aula, e, finalmente, entre indivíduos e o saber. Ao final mostraremos que as mudanças internas ao grupo podem ser resumidas como a construção de uma perspectiva comum. ‘Tornar-se um grupo docente’ foi o mote que implicitamente guiou as licenciandas ao longo da experiência.

Palavras-chave


formação de professores; competência dialógica; conhecimento e saber; psicanálise e educação

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License