A LITERATURE REVIEW ON APPLIED PHYSICS IN MEDICINE IN THE CONTEXT OF TEACHING

Mara Fernanda Parisoto, Lisiane Araujo Pinheiro

Resumo


Este artigo é resultado de uma extensa revisão de literatura sobre física aplicada à medicina em 41 revistas CAPES Qualis A1, A2 e B1, 15 destas são brasileiras e 26 internacionais, entre os anos 2000 e 2012. Esta revisão mostrou que esta área de investigação é pouco explorada uma vez que apenas 51 artigos abordam este tema, 24 em periódicos brasileiros e 27 em periódicos internacionais. Nenhum deles usou enfoque epistemológico e apenas um estava embasado em uma teoria de aprendizagem. A maioria destes artigos (29) foram escritos por profissionais que não estavam relacionados à área da educação, o que pode explicar a falta de referenciais epistemológicos e teóricos. A física aplicada à medicina oferece um grande potencial para o ensino de conteúdos de física, pois situações relacionadas à saúde podem ser usadas para ajudar os alunos a dar mais significado para conceitos físicos. Assim, estudos adicionais com base em teorias de aprendizagem e visões epistemológicas da ciência são necessários e seu foco deve ser a investigação aplicada, de modo a envolver a produção de materiais potencialmente significativos para ajudar os alunos a alcançar a aprendizagem significativa em física

A LITERATURE REVIEW ON APPLIED PHYSICS IN MEDICINE IN THE CONTEXT OF TEACHING


Palavras-chave


ensino de Física; revisão de literatura; Física aplicada à Medicina

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p60

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License