DOS MODELOS HISTÓRICOS (HISTÓRIA DA GEOLOGIA) AOS MODELOS DOS ALUNOS. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS MODELOS MENTAIS, RESPEITANTES À ORIGEM, AO ARMAZENAMENTO E À CIRCULAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, REALIZADO COM ALUNOS DO 12º ANO DO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS

Maria Margarida Silva, Filomena Amador

Resumo


O nosso estudo localiza-se na intersecção de três áreas: a história da ciência, em particular a história da geologia, a ciência cognitiva, com especial destaque para a teoria dos modelos mentais de Jonhson-Laird e o ensino das ciências. Os objectivos da investigação foram os seguintes: a identificação dos modelos mentais dos alunos associados à origem, ao armazenamento e à circulação das águas subterrânea e a detecção de eventuais evoluções destes modelos, resultantes das diversas intervenções. A investigação foi realizada com uma amostra de 38 alunos do 12º ano do ensino secundário. No final apresentam-se os resultados obtidos e sugere-se o desenvolvimento de propostas de materiais didácticos, inspiradas na história da geologia e teoricamente fundamentadas neste tipo de estudos.

Palavras-chave


modelos mentais; modelos históricos; ensino de Geologia

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License