CLONAGEM NA SALA DE AULA: UM EXEMPLO DO USO DIDÁTICO DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Isabel Martins, Tatiana Galieta Nascimento, Teo Bueno de Abreu

Resumo


Neste estudo descrevemos uma situação concreta de sala de aula na qual diferentes tipos de texto (jornalístico, divulgação e didático) foram utilizados para fins didáticos. Com base em um quadro teórico que toma a contribuição de abordagens comunicativas para análises de interações em sala de aula e que explora as relações entre discursos e textos, discutimos o uso didático de um texto de divulgação científica por meio de uma análise das re-elaborações discursivas realizadas pela professora. Os dados foram coletados por meio da gravação em vídeo de uma aula de Biologia numa turma de jovens e adultos na qual discutiuse o tema da clonagem. Com base na análise da transcrição da aula mostramos como textos de divulgação podem funcionar como elementos motivadores ou estruturadores da aula; organizadores de explicações; desencadeadores de debate e; contextos para a aquisição de novas práticas de leitura, estabelecendo relações com o cotidiano dos alunos, ampliando seu universo discursivo, e permitindo ressaltar aspectos da natureza da prática científica. Entre as re-elaborações discursivas realizadas pela professora destacamos: adaptações de textos originais na preparação de textos para uso em aula, mais curtos e de caráter geral; a introdução de atividades de leitura (livre e dirigida); a utilização conjunta com textos didáticos.

Palavras-chave


discurso científico; ensino de ciências; divulgação científica; clonagem; recontextualização

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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