A APRENDIZAGEM EM AMBIENTES CONSTRUTIVISTAS: UMA PESQUISA RELACIONADA COM O TEMA ÁCIDO - BASE

Vera Gouveia, Jorge Valadares

Resumo


Esta comunicação pretende mostrar como um ambiente construtivista permite uma melhor aprendizagem de conceitos relacionados com o tema ácido - base, onde geralmente os alunos revelam algumas misconceptions já patenteadas em diversas pesquisas. Baseando-se numa longa reflexão de natureza epistemológica, psicológica e educacional, apoiada numa ampla consulta bibliográfica e na sua própria experiência os autores caracterizam um ambiente construtivista na sala de aula, realçando o trabalho cooperativo. Na segunda parte são descritos os efeitos que esse ambiente produziu na aprendizagem do tema ácido - base, de acordo com um estudo quase - experimental realizado com uma amostra de 52 alunos de duas turmas equivalentes, do 10º ano de escolaridade, leccionadas pela mesma professora. Os resultados indiciam claramente que o ambiente construtivista de aprendizagem promoveu uma melhor aprendizagem do tema ácido – base, melhorou as relações educacionais na sala de aula e desenvolveu nos alunos atitudes positivas em relação a si mesmos e aos outros.

Palavras-chave


ácido-base; construtivismo; ambiente construtivista de aprendizagem; trabalho cooperativo

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License