O TEXTO DE GENÉTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE RETÓRICA CRÍTICA

Tatiana Galieta Nascimento, Isabel Martins

Resumo


Neste artigo, discutimos o texto de genética do livro didático de ciência a partir de um quadro teórico-metodológico da análise retórica crítica que privilegia aspectos de interação entre o texto e seu contexto na construção de sentidos pelos sujeitos. Para tanto, utilizamos categorias de análise – exigências, autoria, audiência e ausências – que exploram as relações conceituais entre leitores e autores e, entre estes e o conhecimento científico e seu ensino na escola. A partir de nossos resultados sugerimos reflexões que fundamentem o trabalho do professor com o livro didático em sala de aula

Palavras-chave


livro didático; análise retórica; discurso; educação em ciências

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License