INVESTIGANDO A PESQUISA EDUCACIONAL. UM ESTUDO ENFOCANDO DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL

Paulo Marcelo Marini Teixeira, Jorge Megid Neto

Resumo


O artigo apresenta breve resgate histórico sobre a gênese da pesquisa em Educação no Brasil, situando o aparecimento e desenvolvimento da pesquisa em Ensino de Ciências, com destaque para a pesquisa desenvolvida no âmbito dos programas de pós-graduação em Educação e Educação em Ciências. Destaca a relevância dos estudos denominados de “estado da arte”, como um gênero de investigação fundamental para estudos analíticos da produção em determinada área de pesquisa e discute os procedimentos básicos a serem desenvolvidos em investigações dessa natureza. Por fim, apresenta algumas tendências da pesquisa sobre a produção acadêmica brasileira em Ensino de Biologia, constituída na forma de dissertações e teses produzidas no período entre 1972 e 2003.

Palavras-chave


Pesquisa Educacional; Estado da Arte; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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