UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DE AULAS POR LICENCIANDAS DE QUÍMICA AO LONGO DE UM PROCESSO DE REFLEXÃO ORIENTADA

Rita de Cássia Suart, Camila Marra Abras, Débora da S. Maculan, Jackeline Rafaela Pedroso, Lívia Maria Ribeiro Rosa, Mayara de S. Miranda, Rodrigo Antônio Bernardo, Maria Eunice Ribeiro Marcondes

Resumo


O Processo de Reflexão Orientada (PRO) é uma iniciativa que visa promover momentos em que os licenciandos possam refletir acerca do desenvolvimento de planos de aula, elaboração e realização de atividades de intervenções no ensino de Química. Sabendo que hoje o professor assume um papel de mediador da construção do conhecimento, cabe a ele propor atividades investigativas que proporcionem ao aluno desenvolver habilidades necessárias para a compreensão do mundo que os cercam. Assim, este trabalho tem por finalidade analisar a evolução e a relação de níveis investigativos, alfabetização científica e níveis cognitivos presentes em quatro propostas de ensino, que compõem uma sequência de aulas, elaboradas por duas licenciandas de uma universidade pública, para um conteúdo específico, a partir de encontros realizados durante um processo de reflexão orientada. Os resultados mostram que as propostas apresentaram evoluções na maioria dos tópicos avaliados, o que pode ser justificado através de reflexões realizadas entre licenciandas, mediadora e integrantes do grupo, a partir de reuniões individuais e coletivas.


Palavras-chave


Reflexão orientada; formação inicial de professores; ensino de Química

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DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p186

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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