EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E OS ESTUDANTES BRASILEIROS: CONHECIMENTO E ACEITAÇÃO

Graciela da Silva Oliveira, Nelio Bizzo

Resumo


O objetivo deste estudo foi verificar tópicos da teoria da evolução biológica que os jovens brasileiros autodeclaram conhecer e suas relações com as variáveis: sexo, idade, localização geográfica, aspectos socioeconômicos, religião e ciência. Participaram da pesquisa 2.404 estudantes (55,1% meninas) do Ensino Médio, matriculados em 78 escolas brasileiras. Os dados foram coletados através de questionário e as análises dos dados foram realizadas com auxílio do Software Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 18.0. Os resultados encontrados apontam que o conhecimento de tópicos evolutivos entre os estudantes é baixo e foi influenciado pelas variáveis testadas, e as associações identificadas aconteceram de maneira diversificada, e em menor ou maior intensidade, conforme o contexto estudado.


Palavras-chave


Aceitação; Conhecimento; Evolução Biológica

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DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p161

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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