O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ADULTOS UNIVERSITÁRIOS: UM CASO DA BIOLOGIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Marisa Laporta Chudo, Maria Cecília Sonzogno

Resumo


Objetivo. Analisar o processo de ensino-aprendizagem de alunos universitários, no âmbito da disciplina Biologia Educacional a partir de um planejamento que privilegiou estratégias de aula facilitadoras para o aprendizado. Método. Desenvolveu-se uma pesquisa, da qual participaram estudantes do primeiro semestre do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior privada da cidade de São Paulo, do tipo pesquisa-ação, com caráter qualitativo acrescida de instrumentos quantitativos; como forma de coleta de dados, foram utilizados questionários e o diário de campo; os dados coletados pelos depoimentos foram analisados segundo a técnica de análise do sujeito coletivo. Resultados. Os resultados obtidos revelaram o êxito do emprego de estratégias voltadas para estimular o envolvimento e a participação do aluno, a aproximação da realidade pessoal e profissional, maior interação nas relações interpessoais, reflexão e crítica para o processo de ensino-aprendizagem. Conclusões. O referencial teórico sobre o aprendizado de adultos, as metodologias ativas e o relacionamento interpessoal entre professor e alunos, aliados à análise da visão dos alunos sobre os pontos positivos e negativos no processo de ensino-aprendizagem proporcionaram subsídios para validar uma metodologia e estratégias didáticas específicas para adultos, que devem contemplar a motivação do docente e a comunicação pedagógica, incluindo os elementos criatividade, conteúdo técnico atualizado e conteúdo formativo aplicados à futura profissão, troca de experiências, que permitam uma relação professor-aluno afetiva, com interação e diálogo.

Palavras-chave


Educação e Saúde; Ensino-Aprendizagem; Biologia Educacional

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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