ALMEJANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PROPOSIÇÃO E A PROCURA DE INDICADORES DO PROCESSO

Lúcia Helena Sasseron, Ana Maria Pessoa de Carvalho

Resumo


Com o intuito de começar o processo de Alfabetização Científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, propomos um ensino de Ciências que leve os alunos a trabalhar e a discutir problemas envolvendo fenômenos naturais e as implicações que o conhecimento destes pode acarretar à sociedade e ao ambiente. Para tanto, apresentamos um estudo qualitativo realizado após a aplicação de uma seqüência didática de Ciências em uma 3a. série do Ensino Fundamental. A seqüência foi planejada com o objetivo de permitir que os alunos trabalhassem ativamente no processo de construção do seu conhecimento sobre o mundo, além de possibilitar discussões acerca dos benefícios e prejuízos que as Ciências e suas Tecnologias podem trazer para a Sociedade e Ambiente. Tecemos relações entre o uso de uma seqüência didática de Ciências e o processo de Alfabetização Científica e, para tanto, analisaremos as argumentações dos alunos procurando encontrar indicadores que nos mostrem se a Alfabetização Científica está começando a acontecer.


Palavras-chave


Alfabetização Científica; Ensino Fundamental; Ensino por CTSA

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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