PROCESSOS E CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS: REVISÃO DA LITERATURA E IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA

Alessandro D.T Gomes, Antônio Tarciso Borges, Rosária Justi

Resumo


Neste trabalho apresentamos uma revisão da literatura sobre os processos e conhecimentos envolvidos na realização de uma atividade de investigação. Examinamos a literatura e organizamos a revisão segundo a perspectiva do modelo SDDS que propõe que uma investigação pode ser considerada como um processo de resolução de problemas, subdividido em três sub-processos: formulação de hipóteses, experimentação e análise de evidências. Discutimos a relação e a natureza dos conhecimentos conceituais e procedimentais que estão envolvidos na execução de atividades práticas e consideremos as implicações metodológicas para a pesquisa na área.


Palavras-chave


Atividades Práticas; Ensino de Ciências; Resolução de Problemas

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License