DESENVOLVIMENTO DE UM GRUPO DE LICENCIANDOS NUMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA E BIOLOGIA

Alberto Villani, Marisa Franzoni, Juarez Melgaço Valadares

Resumo


Este trabalho analisa o desenvolvimento de um grupo de licenciandos numa disciplina de Prática de Ensino de Física e de Biologia, na qual os alunos deviam propor um planejamento coletivo e interdisciplinar para um conjunto de aulas a ser ministrado no ensino fundamental da rede pública. Procuraremos mostrar a evolução do grupo e as contribuições das professoras, interpretando-as a partir dos referenciais de Bion (1970), Kaës (1997) e Winnicott (1975). Concluiremos com algumas considerações sobre a formação inicial de professores.


Palavras-chave


Ensino Interdisciplinar; Formação de professores; Projetos; Grupos de Aprendizagem

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License