CONCEPÇÕES DE ADOLESCENTES E DE ADULTOS SOBRE A SUBLIMAÇÃO DO IODO

Marcelo Leandro Eichler, Silvia Parrat-Dayan, Léa da Cruz Fagundes

Resumo


Neste artigo, busca-se relacionar o estudo de Piaget sobre as explicações causais com o as pesquisas do chamado movimento das concepções alternativas. Nesse sentido, apresenta-se uma revisão de artigos relacionados ao desenvolvimento de teorias intuitivas sobre a constituição dos materiais. Os resultados obtidos nas pesquisas de Ruth Stavy sobre as mudanças de estado da matéria são particularizados. A seguir, relata-se uma investigação que realizamos, com a participação de sujeitos adolescentes e adultos, sobre as mudanças de estado do iodo. Os resultados obtidos evidenciam diferentes categorias de pensamento manifestas pelos sujeitos, podendo-se concluir que há muita dificuldade em estabelecer relações de legalidade em fenômenos que não estão ao alcance da generalização empírica e em atribuir relações de causalidade que utilizem modelos corpusculares na sublimação do iodo.


Palavras-chave


explicação causal; mudanças de estado da matéria; pensamento operatório-formal; concepções alternativas

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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