IDENTIFICAÇÃO DE EVENTOS METACOGNITIVOS PRESENTES EM MENSAGENS DE MEMBROS DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE ENFERMAGEM1

Roberta Pereira Coutinho, Maurício de Abreu Pinto Peixoto, Marcos Antônio Gomes Brandão, Viviane Modesto Ferraz

Resumo


O presente estudo tem como objeto a identificação e a caracterização de eventos metacognitivos expressos nas mensagens de membros de uma comunidade virtual de enfermagem. Discute ainda o papel das novas tecnologias no ensino da ciência e prática da enfermagem. Do ponto de vista do presente estudo, “evento metacognitivo” foi caracterizado quando, na mensagem, foi possível identificar características que permitiram inferir algum tipo de atividade reflexiva do aprendiz que demonstrasse algum grau de consciência sobre os seus processos cognitivos e/ou conduzindo a este. Seus objetivos foram: identificar eventos metacognitivos nas mensagens dos membros da comunidade virtual e caracterizar tais eventos em relação ao tipo apresentado (Pessoa, Estratégia e Tarefa). O tipo de abordagem metodológica utilizada foi do tipo survey com desenho sociométrico, tendo como material para análise do conteúdo, as mensagens postadas por membros do grupo de discussões em enfermagem, cenário desta pesquisa, até o sexto mês de existência. Foram encontradas 261 mensagens contendo eventos metacognitivos, das 934 analisadas neste estudo. Destas, 180 ocorrências são do tipo Pessoa, 115 são do tipo Tarefa e 64 são do tipo Estratégia. Estes resultados indicaram que existe atividade metacognitiva nesta Comunidade Virtual e que ela pode ser expressa e identificada em registros textuais. Acredita-se, que este resultado possa ser extensível a outras comunidades destinadas a aprendizagem.


Palavras-chave


Educação em ciências, Metacognição; Enfermagem; Comunidades Virtuais.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License