PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA INICIAÇÃO À PESQUISA

Édila Dalmaso Coswosk, Agnela Silva Giusta

Resumo


Este artigo relata uma pesquisa que teve como objetivo desenvolver um produto educativo destinado ao ensino de microbiologia para licenciatura em Ciências Biológicas: um projeto pedagógico denominado “Práticas Investigativas no Ensino de Microbiologia”. Os objetivos específicos da pesquisa foram: Desenvolver processos de articulação entre conteúdos conceituais, conteúdos procedimentais e atitudinais por meio de práticas investigativas; Avaliar a pertinência, os resultados e a aceitação dos processos propostos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma pesquisa-ação e, para avaliar os resultados, utilizou-se grupo focal, análise documental e observação participante. O produto foi aplicado para 46 alunos de uma universidade pública. Os sujeitos da pesquisa foram as três monitoras que aplicaram o projeto em conjunto com a professora-pesquisadora e 15 alunos que participaram dos grupos focais. Foi possível desenvolver todas as etapas previstas e a avaliação dos seus resultados indicam uma boa aceitação e que houve a articulação entre os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, despertando o interesse e ampliando a oportunidade de iniciação à pesquisa para mais alunos. Os licenciandos que participaram dos grupos focais indicam que conseguem perceber sua aplicação em futuras ações docentes. As monitoras reconheceram a qualidade e coerência interna da proposta, contudo, indicam necessidade de maior carga horária para a atividade. Consideramos que a proposta estruturada pode colaborar com os professores de forma a auxiliá-los na implementação de propostas de cunho socioconstrutivistas. Nas licenciaturas, pode auxiliar na indicação da organização de atividades que promovam a autonomia e a formação da identidade docente. 


Palavras-chave


Práticas investigativas; Microbiologia; Pesquisa-ação

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DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p12

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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