O ENSINO DA FISIOLOGIA HUMANA. UM ESTUDO COM ESTUDANTES DA FONOAUDIOLOGIA ENVOLVENDO O TEMA ‘HOMEOSTASIA’
Resumo
Este estudo foi realizado com o objetivo de compreender as aprendizagens de estudantes de 1º ano de um curso de Fonoaudiologia, na disciplina Fisiologia Geral. A pesquisa do tema homeostasia envolveu uma amostra destes estudantes e ações de ensino em torno deste assunto, com o uso de recursos didáticos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, assentado na matriz teórica Ausubeliana, em que ações de ensino envolvem diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, articulação entre conceitos e idéias tradicionalmente produzidas e ensinadas de modo fragmentário. Os resultados obtidos mostram que os estudantes desenvolvem idéias mais científicas sobre fenômenos biológicos, em particular sobre a homeostasia; passam a participar mais ativamente na (re)construção do conhecimento pessoal e no desenvolvimento de um novo currículo escolar; superaram a fragmentação do conhecimento que hoje dificulta compreender, representar e ensinar o próprio conhecimento.
Palavras-chave
educação científica; ensino por pesquisa; aprendizagem significativa; homeostasia.
Texto completo:
PDF
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795