UMA ANÁLISE EVOLUTIVA DE MODELOS DIDÁTICOS ASSOCIADOS ÀS CONCEPÇÕES DIDÁTICAS DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA ENVOLVIDOS EM UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO FORMATIVA

Flaviane Predebon, José Cláudio Del Pino

Resumo


Neste trabalho objetiva-se apresentar os resultados da principal análise realizada em um estudo de caso no âmbito da formação de professores a qual buscou identificar as evoluções dos modelos didáticos associados às concepções didáticas de futuros professores de Química através da análise das Unidades Didáticas construídas durante uma disciplina em que foi aplicada uma intervenção metodológica coerente ao modelo didático investigativo e cujo referencial teórico esteve apoiado em uma proposta dividida em três níveis de transição – de €partida, intermediário e desejável – caracterizando a evolução do conhecimento profissional apresentada por Porlán & Rivero (1998). Os resultados alcançados demonstram que os sujeitos envolvidos na intervenção metodológica apresentaram características mescladas em suas Unidades Didáticas do modelo de partida e intermediários já no início da disciplina, incorporando características investigativas ao longo de suas construções, o que mostra evoluções dos modelos didáticos devido à intervenção. Além disso, outros aspectos em relação às concepções didáticas dos futuros professores foram percebidos, enriquecendo as discussões desencadeadas pelo estudo e contribuindo para o melhor entendimento dos processos de evolução das concepções de professores em formação.

Palavras-chave


formação de professores; modelos didáticos, concepções didáticas.

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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