O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM INSTITUTO DE QUÍMICA: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE A PRESCRIÇÃO E A PRÁTICA

Luciana Massi, Alberto Villani

Resumo


Em geral, o resultado efetivo das propostas curriculares tem dependido muito de quanto os significados objetivos estabelecidos pelo legislador têm sido respeitados pelos atores institucionais e, sobretudo, quanto o contexto institucional tem moldado o currículo efetivo. Em particular, na área de Ensino de Ciências, parece relevante pesquisar as relações entre currículo oficial e a formação efetiva dos licenciandos. Neste trabalho, analisaremos e interpretaremos o caso da Licenciatura em Química do Instituto de Química da UNESP de Araraquara, que apresenta características singulares pela influência do contexto institucional no currículo efetivo; esse parece depender fortemente tanto da história da Instituição e de suas disposições institucionais, quanto de seus projetos de Extensão. Para reconstruir a história e determinar as características do curso e das atividades extracurriculares de pesquisa e extensão, realizamos entrevistas extensivas com docentes, funcionários e alunos do curso de graduação. Com o auxílio de referenciais sobre instituições, concluímos que o desenvolvimento institucional do IQ/Araraquara, sem perder o próprio objetivo prioritário de pesquisa, conseguiu, em sua fase mais recente, moldar as perspectivas e a formação dos licenciandos, atendendo, em boa parte, suas metas profissionais de trabalho no ensino, na pesquisa e na indústria. Surpreendentemente, encontramos pouco desenvolvimento da pesquisa em Ensino de Química, que poderia ampliar, significativamente, as perspectivas profissionais dos licenciandos. 


Palavras-chave


Currículo efetivo; Disposições institucionais; Formação do professor; Projetos de Extensão

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DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p187

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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