FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: A HISTÓRIA DE MARINA

Alcione Torres Ribeiro, Nelson R. Ribas Bejarano

Resumo


O presente artigo apresenta resultados da pesquisa de mestrado, junto ao Programa de PósGraduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS1 , desenvolvida com professores da educação básica, alunos do Programa de Licenciatura Especial (PROLE) em Química da UFBA. O método utilizado para a coleta e análise dos dados foi o da História de Vida, a partir, principalmente, das contribuições teóricas de Josso (2004), Nóvoa (1988, 1992 e 1995), Larrosa (1994 e 2002) e Pineau (1999), no que diz respeito à formação, à autoformação e ao percurso de desenvolvimento pessoal e profissional de professores, que, apesar de não possuírem formação em Química já possuem muita experiência no ensino desta disciplina. Especialmente de Larrosa (2002) e Josso, nos utilizamos dos conceitos de experiência e de experiências formadoras, que apontam a relevância destas para o desenvolvimento e a construção da identidade profissional dos professores. O trabalho foi desenvolvido com três alunos do referido programa de licenciatura, buscando a reconstituição de aspectos biográficos relevantes que indicam a existência dessas experiências formadoras e do papel destas no desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes. O instrumento principal da pesquisa é a entrevista profunda. Para os objetivos do presente artigo, escolhemos a apresentação e discussão da história de Marina2 , professora de Química há 24 anos e que desenvolveu seu método de trabalho a partir de experiências com seus antigos professores e com aulas de catequese na igreja que freqüenta. A reconstituição e análise da história de vida de Marina nos proporcionou melhor entendimento sobre alguns aspectos relacionados à formação, como a influência dos acontecimentos cotidianos, tanto pessoais como profissionais no desenvolvimento do professor.

Palavras-chave


história de vida, formação, professores de Química, experiências formadoras

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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