O CAMPO FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO EM ARTIGOS DE REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL

Angela Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda

Resumo



Neste trabalho apresentamos uma análise de artigos sobre formação de professores publicados em periódicos da área de Ensino de Ciências no Brasil, no período de 1979 a 2007. Os seguintes periódicos fizeram parte desta análise: Revista Brasileira de Ensino de Física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Ciência & Educação, Investigações em Ensino de Ciências, Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Para o desenvolvimento desta investigação tomamos a análise textual como metodologia geral para a coleta e análise de dados. Para a sistematização das informações foram destacadas palavras e expressões do título, das palavras-chave e do resumo apresentados nos artigos. As informações sistematizadas revelam que esse tema sempre foi um dos focos de investigação nesses periódicos. As análises realizadas permitiram a delimitação de um corpus de pesquisa, o qual se constitui o ponto de partida para uma reflexão mais ampla e detalhada sobre o campo. Como primeiro resultado foram localizadas 112 palavras, resumidas em seis categorias (ação, atributos, constituição, identidade, profissão e saber) com as quais foi possível caracterizar de modo amplo o campo formação de professores de Ciências no Brasil.


Palavras-chave


Formação de Professores; Ensino de Ciências; Análise Textual; Revistas de Ensino de Ciências.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License