CRIANÇAS, ALGORITMOS E O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Marcela Boccoli Signorini

Resumo


Embora vários estudos em Educação Matemática abordem possíveis problemas com o estudo dos algoritmos no ensino de aritmética nas séries iniciais, essas discussões ainda não se esgotaram. Nessa perspectiva, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como proposta investigar se o ensino da aritmética, com ênfase nos algoritmos das operações fundamentais, contribui para a construção do conhecimento matemático, particularmente do Sistema de Numeração Decimal. Para alcançar este objetivo foram entrevistadas, utilizando o método clínico crítico piagetiano, vinte crianças de uma escola pública. A análise dos resultados indica que elas reproduzem mecanicamente as técnicas operatórias convencionais sem perceber a relação existente entre esse dispositivo e os princípios e as propriedades do Sistema de Numeração Decimal.

Palavras-chave


Educação Matemática; algoritmo; Sistema de Numeração Decimal.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

Creative Commons License