ALGUMAS CONCEPÇÕES DOS TUTORES DO CURSO NORMAL SUPERIOR NA MODALIDADE EAD ACERCA DO ENSINO DA GEOMETRIA

Aldrin Cleyde da Cunha, Rui Marcos de Oliveira Barros, Eliane Sebeika Rapchan

Resumo


Este trabalho de pesquisa investigou quais são as Concepções que o tutor de Ensino a Distância tem em relação ao ensino de geometria na disciplina de Matemática no Curso Normal Superior da Universidade Estadual de Maringá. A hipótese é que as concepções que o tutor tem em relação à disciplina de Matemática e ao conteúdo de geometria podem influenciar o seu comportamento, as suas ações e consequentemente o processo de ensino e da aprendizagem. A pesquisa foi realizada com 20 tutores do módulo de matemática do Curso Normal Superior de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá, nos pólos de Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Paranavaí, Sarandi, no período de janeiro de 2009 a maio de 2009, logo após o término do módulo de matemática. Para a coleta de dados utilizou-se a aplicação de questionário de entrevista aos tutores do EAD. Na sequência as perguntas foram analisadas qualitativas e quantitativamente utilizando-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo e por meio do software qualiquantiSoft, 1ª versão, de 2004. Os resultados da pesquisa apontam para vários pontos sobre quais são as Representações Sociais que tem o tutor de Educação a Distância do curso Normal Superior sobre o ensino de geometria e a analise dessas concepções indicam fatores importantes a serem considerados.

Palavras-chave


educação a distância; ensino de geometria, tutor; representação social.

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Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - ISSN: 1518-8795 

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